volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Ministro se reúne com Secretários da Copa 2014

08/07/2011

O Ministro Orlando Silva, do Esporte, reuniu em Brasília os secretários encarregados dos assuntos da Copa do Mundo 2014, oportunidade em que definiu os ciclos de planejamento para a Copa, colocando quatro pontos principais, que são: mobilidade urbana, aeroportos, portos e revisão da Matriz de Responsabilidades.

Sobre a situação do cronograma de obras nos estádios, o ministro lembrou que Cuiabá e São Paulo estão no vermelho, com programação atrasada, enquanto a Arena do Atlético Paranaense está definindo a modelagem com uma construtora, e, que os demais estádios, num total de nove, já estão com as obras iniciadas. Falou também da preocupação com as obras de mobilidade urbana, já que existem 50 projetos em todo o Brasil, só 21 estão com projetos básicos elaborados, 10 lançaram o edital de licitação e apenas 6 estão em obras. “Precisamos agilizar este processo”, lembrou o ministro.

Outro fator preocupante está na área dos aeroportos, pois a movimentação e demanda de passageiros vem crescendo muito. Em 2007 tínhamos 71 milhões/ano e em 2011 chegou a 111milhões. A previsão é que 2012 abrigue um total de 123 milhões, 2013 passando para 136 milhões, chegando ao ano da Copa, 2014, com um total de 150 milhões de passageiros por ano. “Vamos agir rápido neste setor, junto com a Secretaria de Aviação Civil, ampliando e melhorando a estrutura aeroportuária”, destacou o ministro.

Um dos pontos anunciados foi a de check-in compartilhado e criação do Centro de Gestão Aeroportuária. O Governo já está providenciando 3 licitações: Guarulhos, Brasília e Campinas (Viracopos) e estudando mais duas, para Galeão e Confins. A participação da Infraero nas licitações será de até 49%.

O Secretário de Estado para Copa, Mario Celso Cunha, participou da reunião, colocando algumas informações com respeito ao andamento da preparação no Paraná. “Estamos com os nove projetos em andamento, todos com projetos aprovados, alguns já licitados e um deles já com as obras em andamento. Também anunciamos nossas ações nas áreas da segurança e turismo”.

“Já na próxima semana, terça-feira (13), será lançado um programa da Secretaria de Segurança Pública, nas dependências do Hotel Bourbon, que culminará com uma ação conjunta das polícias, saindo do hotel até o estádio da Arena, onde será feito uma simulação, com varredura e prevenção neste setor”, completou o secretário.

Os paranaenses Joel Benin e Ricardo Gomyde, assessores do ministro Orlando Silva, anunciaram que a revisão da Matriz de Responsabilidades, que firmará um pacto de todas as secretarias da Copa para ajustar valores e prazos, além de dar total transparência nas obras, deverá ser marcada para os dias 20 a 22 de julho, no Rio de Janeiro e também haverá uma reunião no dia 18 de julho para esclarecer os detalhes da isenção e desoneração tributária.

“Vamos reunir todos os envolvidos neste planejamento da Copa 2014 para esclarecer o regime especial de tributação para os estádios e definir o perímetro de isenções e sua aplicação”, completou Gomyde.





Fotos: Glauber Queiroz.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco