volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Arena do Atlético terá mais de 500 seguranças na Copa

28/02/2012

Segundo decisão do setor de segurança do Comitê Organizador Local (COL/FIFA), cada estádio sede da Copa do Mundo de 2014 terá cerca de 500 seguranças privados. Ficou estabelecido também que nos estádios não haverá policiamento fardado, apenas seguranças particulares.

Nesta segunda-feira (27), no Palácio das Araucárias, o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, recebeu a visita do presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná – SINDESP/PR, Sandro Maurício Smaniotto, que falou sobre a atuação dos profissionais da área da segurança privada junto ao evento Copa do Mundo. “Na Arena do Clube Atlético Paranaense serão 547 seguranças e a idéia é fazer um consórcio entre as empresas filiadas ao Sindesp. O Sindicato tem hoje 22 mil vigilantes filiados no Paraná”, disse Smaniotto, que também é vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores.

A diretoria do Sindesp esteve reunida com os dirigentes do COL/FIFA no Rio de Janeiro, oportunidade em que receberam algumas informações sobre a atuação da segurança privada durante o mundial no Brasil. “Estamos também fazendo um planejamento visando definir estratégias para atuar nos locais de FanFest, pois existe a possibilidade de atuação neste setor”, afirmou Smaniotto, que estava acompanhado da assessora de imprensa, Mônica Santanna.

O secretário Mario Celso Cunha informou que a Fifa deve adotar o mesmo modelo inglês, utilizando os chamados Stewards, que são os seguranças privados. “Evidente que a Polícia Militar e a Polícia Civil ficam de sobreaviso para intervir em casos de grave tumulto com manutenção da ordem pública ou quando necessário o emprego do poder de polícia”, ressaltou Mario Celso.

Os Stewards fazem a manutenção permanente da segurança nos estádios, preocupando-se com a segurança contra incêndios, estrutura do estádio, até a fiscalização da higiene nos restaurantes, atividades que chamam de Safety (tarefa de segurança permanente). As forças de segurança, como polícia e bombeiros poderão dispor de lugares para seus postos de comando.

No Brasil, a Polícia Federal tem cadastrados 1.725.000 vigilantes, porém, apenas 452.000 possuem carteira assinada em empresas especializadas.


Palácio das Araucárias. O secretário Mario Celso Cunha recebeu o presidente
do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná.



Palácio das Araucárias. O secretário Mario Celso Cunha recebeu o presidente
do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco