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Cliente continua sendo desrespeitado via telefone

07/08/2009

As medidas anunciadas pelo governo federal que visavam melhorar o atendimento ao consumidor através do sistema telefônico não estão sendo cumpridas. A denúncia é do vereador Mario Celso Cunha (PSB), que diz que o atendimento telefônico continua falho, sem respeitar tempo de espera e utilizando máquinas ao invés de pessoas. “Basta ligar para uma empresa de telefonia para constatar que o anúncio feito pelo governo federal não é respeitado e que o cliente continua sendo tratado com descaso, tendo muitas vezes que ver a ligação cair”, diz o vereador.
Segundo Mario Celso, solicitar qualquer serviço a uma empresa de telefonia é uma verdadeira maratona, que chega a levar mais de uma hora, dependendo do caso.

“Cancelamento de linha, transferência de endereço e outros tipos de reclamações se transformam num calvário ao telefone. As empresas de telefonia tentam a todo custo impedir que se mude de empresa, que se altere planos e que se cancele números. Isso quando o cliente consegue descobrir a numeração correta a ser discada porque os atendentes ‘humanos’ continuam raros, ao contrário do que foi anunciado recentemente pelo governo” acrescentou.
Mario Celso diz que basta uma rápida consulta às listas de empresas denunciadas ao Procon para se verificar que quase nada mudou em relação ao atendimento via telefone. O vereador criticou, ainda, a omissão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que, segundo ele, continua atuando a favor das empresas e contra o consumidor.
O parlamentar alertou também para os problemas envolvendo as operadoras de cartões de crédito. “Para você resolver um problema como taxa indevida ou mesmo alteração de data de vencimento, a tentativa de contato com a empresa vira um inferno, pois você fica o tempo todo falando com máquinas e, na maioria das vezes, a operadora desliga o telefone, deixando você sem ação”, afirma. Mario  lembra, ainda, de casos onde uma voz em gravação pede para ligar mais tarde, desligando a ligação sem maiores explicações. “Isto é um tormento, pois ficamos perdendo tempo com os números solicitados na gravação, que vão desde pedidos de CPF, número de contrato e coisas assim, até mesmo com os desligamentos automáticos. Neste caso, você tem que iniciar tudo novamente, provocando uma grande revolta. E o pior é que no início de uma ligação eles alertam que tudo está sendo gravado, mas não oferecem nenhuma chance de defesa para os clientes. É revoltante”, completa Mario Celso.

Fonte: Imprensa

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