volta p/ página principal nosso e-mail enviar esta página imprimir esta página
Biografia
Matérias & Notícias
Atuação Parlamentar
Galeria de Fotos
Links
Fale Conosco

 

 

Tecnologia 4G será implantada em Curitiba

18/05/2012

O secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, participou nesta sexta-feira (18), da reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que anunciou que a capital do Paraná terá a rede 4G de internet rápida instalada já no primeiro semestre de 2014. Paulo Bernardo confirmou que o leilão a ser realizado no próximo dia 12 de junho prevê, como condição para a operadora vencedora, o funcionamento do serviço nas sedes da Copa das Confederações até maio de 2013 e nas demais cidades que receberão jogos da Copa Fifa até o início de 2014.

O dado foi apresentado durante seminário organizado pela Câmara de Curitiba, de iniciativa do vereador Pedro Paulo (PT), presidente da comissão criada para acompanhar a preparação da cidade para a Copa de 2014. A atividade contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o secretário municipal, Luiz de Carvalho.

“A tecnologia 4G será até dez vezes mais rápida que a anterior”, explicou o ministro Paulo Bernardo. Ele também anunciou novos cortes em impostos que restringem a expansão do setor, como a desoneração de obras de infraestrutura em telecomunicação e uma redução nos impostos de smartphones, semelhante à aplicada aos tablets, ainda em estudo pelo governo federal.

Para o secretário Mario Celso Cunha, o seminário revelou-se de extrema importância neste momento de preparação para a Copa de 2014. “É importante abordar os temas de tecnologia e as novas ferramentas neste setor, pois o Paraná está em segundo lugar no Índice Brasil que trata de cidades tecnológicas. A Copel, por exemplo, tem hoje um programa estadual de banda larga que já atinge 240 municípios, devendo chegar a 322 cidades até o final deste ano”, relatou Cunha.

A tecnologia 4G é sucessora da 3G, trazendo avanços significativos na questão da velocidade das conexões de internet e no envio e recebimento de dados. A tecnologia também tornará o serviço mais estável, permitindo maior qualidade de conexão.

O Brasil será o primeiro país a oferecer tecnologia móvel de quarta geração em escala comercial durante um evento esportivo de porte mundial como a Copa do Mundo de 2014. As 12 cidades-sedes deverão estar ligados a rede ópticas independentes, que estará ligada também ao Centro Internacional de Mídia, no Rio de Janeiro.

O vereador Pedro Paulo, presidente da Comissão na Câmara, falou sobre o compromisso firmado para a Copa do Mundo. “O Brasil assumiu com a Fifa o compromisso de implantar a tecnologia nas cidades-sedes da Copa”, disse o vereador.

A meta é que em 2015, o Brasil tenha 70% da população fazendo o uso da internet, e que todas as escolas públicas terão internet em banda larga. Hoje o país tem cerca de 2.856 municípios com cobertura de banda larga móvel 3G e, cerca de 5.564 municípios com cobertura da telefonia móvel.

A implantação do 4G torna-se fundamental para o suporte aos grandes eventos internacionais em 2014 e 2016, ampliando em mais de 10 vezes a velocidade da banda larga móvel.


Curitiba. O secretário Mario Celso Cunha participou da reunião sobre
tecnologia 4G na Câmara Municipal de Curitiba.



Curitiba. O secretário Mario Celso Cunha participou da reunião sobre
tecnologia 4G na Câmara Municipal de Curitiba.



Curitiba. Secretário estadual Mario Celso Cunha.

Fotos: Anderson Tozato.

Fonte: Imprensa

Voltar
Fale Conosco